terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma rapidinha

Ronaldo falando que ficar no Brasil está atrasando o Neymar.
É só eu que vejo o problema dessa afirmação?
Todos vocês sabem que eu não gosto do Neymar por motivos, mas o fato dele ainda estar no Brasil faz ele ter pontinhos (mínimos, é verdade) comigo. Óbvio que eu acho que o motivo dele permanecer é que aqui ele é estrela, né. O centro de todas as atenções. E lá pode não ser bem assim. Lá, seja lá onde for, ele pode não ser tão protegido como é aqui.
Enfim, o caso é: por que permanecer no Brasil deveria ser um atraso? Por que permanecer em um dos melhores campeonatos do mundo é um atraso? Por que jogar no país do melhor futebol do mundo é um atraso? Por que a FIFA desvaloriza tanto assim o futebol sulamericano? Por que um jogador que joga na América do Sul não pode ser o melhor do mundo? O que o futebol sulamericano tem de inferior em relação ao europeu? Por que pra um jogador poder ser considerado grande ele tem necessariamente que ir pra Europa?
Aí essas pessoas que querem fazer parecer que o futebol europeu é tão superior e tão civilizado esquecem de assistir os jogos e ver o que acontece e esquece que a Champions League só é o sucesso que é graças aos jogadores sulamericanos que tem.
Eu assisto muito futebol europeu. 
Eles NÃO SÃO mais civilizados.
Eles NÃO SÃO superiores.
Quantos casos de racismo nós tivemos esse ano? Quantos a Inglaterra teve? Quantos a Itália teve? Vai saber do que você tá falando primeiro antes de ficar com esse preconceito ridículo de que as coisas lá são melhores.
Neymar tem que ir jogar na Europa pra aprender ser homem, pra deixar a proteção que ele tem aqui e virar um jogador de futebol de verdade, qualidade ele já tem. Mas não vem me falar que é atraso jogar no Brasil. Atraso é em 2012 quase 2013 a FIFA ainda ter a mentalidade de que só quem joga na Europa merece ser considerado.
E o pior, todo mundo acha normal.

2 comentários: