sexta-feira, 15 de abril de 2011

You'll Never Walk Alone

15 de abril de 1989
Querido diário, hoje é o dia mais feliz da minha vida! Meu pai finalmente concordou em me levar para assistir um jogo do Liverpool no estádio. Nem acredito! Estou tão feliz, tão feliz!!! Tudo bem que não é no Anfield, que sempre foi o meu sonho, mas é um jogo da semi final da FA Cup contra o Nottingham Forest, então tudo bem. Depois eu ainda terei muito tempo e várias oportunidades de ver o Liverpool no Anfield! O jogo hoje vai ser em Hillsborough. Nossos ingressos estão comprados desde a semana passada. Ai, quanta emoção!
Acordei super cedo, meu pai e minha mãe ainda estão dormindo, mas não conseguia mais ficar na cama... meu primeiro jogo! MEU PRIMEIRO JOGO!!! E é do meu amado Liverpool!!!
Bem, vou tomar um banho bem demorado e esperar meus pais acordarem. Quando voltar conto todos os detalhes do jogo.
Até mais, YNWA!









Como vocês devem suspeitar, a garota que escreveu isso em seu diário não voltou do jogo. O dia mais feliz de sua vida terminou com a sua morte e a de seu pai, ambos esmagados contra as grades do estádio de Hillsborough apenas seis minutos após o início do jogo. Pai, filha e mais 94 pessoas.
É difícil saber a quem culpar. A organização por colocar uma torcida conhecidamente gigante e apaixonada na menor parte do estádio. A polícia por abrir portões quando havia uma multidão de torcedores do Liverpool do lado de fora do estádio sem saber o que acontecia lá dentro... Como saber?
Como se não bastasse todo o sofrimento de perder parte ou toda a sua família num desastre como esse, as famílias das vítimas ainda tiveram que se deparar com mentiras impressas em um pedaço sujo de papel, que é o The Sun.
O desastre de Hillsborough é uma das páginas mais tristes da história do futebol e da humanidade. Mas é em meio a coisas tão horríveis que a gente acaba encontrando alguma coisa boa. Me emociona profundamente ver a solidariedade de todas as torcidas para com os familiares das vítimas. Toda rivalidade é deixada de lado e o ursinho do Everton pode vestir o gorro do Liverpool sem nenhuma apreensão.
Também não posso deixar de lembrar que pela primeira vez um árbitro fez com que eu respeitasse essa profissão, afinal foi ele quem percebeu o que estava acontecendo e interrompeu a partida para que as vítimas pudessem ser socorridas. Infelizmente para a mãe da pequena garotinha que escreveu em seu diário pela última vez no dia 15 de abril de 1989, sua família não pôde ser salva e ela se matou sete dias depois por não suportar a dor de perder a sua família e a humilhação de ver o que editores sem caráter eram capazes de fazer para vender alguns jornais.*

JUSTICE FOR THE 96.

Don't buy The Sun.

And You Will Never Walk Alone.

*A menina do diário e sua família não são reais, foram inventados para representar todas as vítimas do desastre e para que eu pudesse ilustrar para quem não sabia o que foi esse triste dia na história do Liverpool, do futebol e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário